anuncio

sábado, 24 de setembro de 2011

A Casa do Futuro

A  casa futuristica.

  Vinte anos atrás você entrava no carro girava a manivela para abrir a janela, empurrava o espelho lateral com o dedo, colocava um som no toca fitas.de repente começava a chover e o vidro embaçava. Se nos carros a tecnologia evoluiu de forma  a exportar essa cena , em casa vivemos uma situação parecida . Mas calves daqui 20 anos  você tenha a mesma reação ao lembrar que abria e fechava as portas e janelas manualmente, e tinha que usar vários controles diferentes, agora as casas começaram a entrar na mera dos censores, dos recursos de outomoção da tecnologia de rede e de acesso remoto. A expêriencia de morar está se transformando
    No passado, o alto custo de instalação de equipamento para automação para casa afastava mesmo quem tinha dinheiro para investir, tornando o uso de tecnologia dentro de casa uma excentricidade.
    Hoje com R$ 5.000,00 você consegue automatizar sua casa, isso significa que por exemplo,, controlar com um toque toda sua sala.

   Por depender essencialmente de tecnologia, a casa do futuro tem mobilizado os laboratórios de pesquisa. A área de pesquisa e desenvolvimento em sustentabilidade da HP no Brasil procura entender em conjunto com os Estados Unidos, a forma de maior economia de energia.
        
    Até 2012 uma casa com 64 painéis solares espalhados até pelas paredes, sistema de reúso de água, vai se tornar realidade dentro da Universidade de São Paulo (USP ) o projeto, apelidado de Casa Solar flex , é uma casa auto suficiente em energia , por isso tem tantos painéis foto voltaicos, para se alimentar exclusivamente de energia solar, pode até vender energia que sobra para outros vizinhos.

    Este projeto conta com seis Universidades brasileiras, Unicamp ( Universidade Estadual de Campinas ), UFRJ ( Universidade do Estado do Rio ), UFMG ( Universidade do Estado de Minas ), UFSC ( Universidade do Estado de Santa Catarina )UFRGS ( Universidade do Estado do Rio Grande do Sul ), USP ( Universidade de São Paulo ).

    ALGUMAS NOVIDADES.


    Chave digital  Fechaduras eletronicas aberturas com senhas ou leitor bionético como o de Samsung .

    Olho no consumo  Snap Grid, da Ihouse monitora o consumo de energia elétrica dos cômodos.

    Robô da limpeza  Há vários modelos de aspirador de pó  robô no mercado, que usa sensores para trabalhar sozinhos.
    Cão de guarda online  Câmeras de vigilância pela Internet que permite acompanhar qualquer movimento na casa a distância. A porta pode receber encomendas e correspondencia sozinha, a fechadura é aberta com senha, leitura bionética e ate pela íris do olho.

    O armário vai as compras   Um quadro branco digital funciona como cérebro e recebe as informações sobre o que tem na dispensa e o que acabou, a lista de compras pode ir direto ao site do super mercado.

    Sensores de voz  A computação  por voz e gestos da Microsoft permite mais iteração com a casa, ao mesmo tempo o computador vai guardando dados do morador.

      


   


Nenhum comentário:

Postar um comentário