Os últimos 10 anos não foram muitos favoráveis a Microsoft, em comparação aos anos 90 quando era soberana em softwares para PCS e Notebooks, mais depois de 2000 novos mercados foram se abrindo como MP3 players, Smarthphones e mais recente os Tablets, seu domínio foi minguando.
Para tentar recuperar o mercado que vem perdendo a Microsoft anunciou o mais novo programa de sistema operacional. Que terá a dura tarefa de competir com os grandes rivais como ANDROID e IOS. Que dominam o mercado de Tablets e Smarthphones.
por isso o WINDOWS 8 virá com a novidade de rodar em Tablets, representa uma aposta para dar a volta por cima e reconquistar a posição perdida.
Para caber num Tablet, o Windows 8 teve de fazer uma plástica. A nova versão do sistema operacional ganhou uma aparência completamente diferente, criado para funcionar tanto em desktops e notebooks como em tablets.
Sai de cena a área de trabalho e em seu lugar, entram pequenos blocos coloridos e interativos, pensados para tela sensível ao toque.
O novo WINDOWS 8 é a maior aposta da empresa em concorrer com seus principais rivais : APPLE campeão de vendas com o Ipad, e o GOOGLE que tem parcerias com SAMSUNG e MOTOROLA na fabricação de Tablets e Smarthphones com ANDROID.
Até o final do próximo ano quando o programa será lançado, serão feitas inúmeras alterações e correções já que a interação e opinião doe usuários ajudaram em muito o sucesso do antecessor WINDOWS 7.
Sua base é a interface METRO, um design que começou no WINDOWS MÉDIA CENTER e migrou para o WINDOWS PHONE 7, e também será usado no XBOX,
A METRO não é opcional. Ao ligar um computador com o WINDOWS 8, o que se vê, em primeiro é a interface, e por enquanto não há maneira de modificar. Cada quadro colorido representa um programa e muitos deles exibem informações mesmo sem ser clicados. Um aplicativo de previsão do tempo mostra temperatura e indica se vai esfriar ou esquentar nas próximas horas, por exemplo. As redes sociais trazem atualizações e fotos de seus amigos. Se houver um programa de notícias mais recentes também surgem no tijolo correspondente.
Aplicativos como o SOCIALITE enviam para suas redes sociais o conteúdo de outro programa em uso. A lista de aplicativos agora vem em ordem alfabética e substitui os atalhos que ficavam no menu iniciar.
A tela sensível é muito simples, basta tocar com o dedo no quadro correspondente para abrir qualquer programa. Quando se desliza o dedo da borda esquerda da tela para o centro, abre um menu com a opção de compartilhar, abrir as configurações , acessar dispositivos ou voltar para a tela inicial. Dentro de um aplicativo , basta correr o dedo do alto de tela para baixo para acessar os menus do software, que estão ocultos. Toda essa interação, porem é bem mais trabalhosa com mouse e teclado.
Um recurso interessante da nova interface são os CHARMS. Trata-se de menus de diferentes tamanhos, que vão de pequenas janelas e faixas que usam uma parte da tela, embora o conceito seja outro, e mais voltado para dispositivos de tela sensível ao toque, o CHARM é uma nova encarnação das caixas de diálogos.
A antiga área de trabalho, com seus tradicionais ícones de atalhos para aplicativos, ela não acabou, embora o velho menu iniciar tenha desaparecido. Para acessar é necessário clicar no quadro Desktop que aparece na interface METRO ou abrir um programa tradicional como o PAINT. Seu aspecto é praticamente o mesmo do WINDOWS 7. O WINDOWS EXPLORER agora possui uma faixa de opções para os comandos mais utilizados, nos mesmos moldes do OFFICE 2007 e OFFICE 2010.
8 ACERTOS.
1 O design inovador da interface METRO.
2 As informações atualizáveis como previsão do tempo, mostradas em blocos da nova tela inicial.
3 Sincronizar as configuraçõoes pessoais ( papel de parede, temas ) em diferentes PCS WINDOWS 8 do usuário.
4 A redução de 30% do tempo de inicialização do Micro.
5 O tempo de transferencia de arquivos, que ficou 17,5 vezes menor.
6 O sistema pode ser restaurado sem apagar os arquivos do usuário.
7 A partir do sistema, permite fazer buscas dentro das aplicações, com histórico do browser.
8 É mais fácil desenvolver para interface METRO. Existem mais linguagens e formas de criar aplicativos.
8 ERROS
1 A forma de existência das interfaces METRO e desktop confunde o usuário.
2 A localização de comandos e menus da interface METRO é pouco intuitiva.
3 O METRO não tem todas as funções de desktop, o que obriga o vai e vem entre duas interfaces.
4 Há dois internet EXPLORER diferentes, um para cada interface.
5 Não é possível trocar a cor de fundo da interface METRO.
6 Na nova interface falta formas para organizar os resultados de busca.
7 É difícil achar os comandos desligar e reiniciar.
8 Os aplicativos METRO são diferentes, não possuem botão de fechar e nem minimizar.