anuncio

sábado, 26 de novembro de 2011

computação nas nuvens


    Em cenários de economia aquecida, a necessidade de crescimento das empresas é inevitável. E a infraestrutura de TI precisa dar conta dessa necessidade, o que no geral, implica investimentos em equipamento, softwares e serviços para atender ás novas demandas da corporação.
    É nesse contexto que práticas como o outsourcing e a computação em nuvem vem ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial de serviços de TI.
    Só na AMÉRICA LATINA, esse mercado deverá movimentar 22,4 milhões de dólares em 2011, de acordo com previsão de consultoria IDC - um aumento de 11% em relação ao ano passado. Esse crescimento segundo a IDC, é consequência da recuperação da economia e, também, dos investimentos em modernizações da infraestrutura de TI e das aplicações legadas utilizadas pelas empresas. Um dos caminhos adotados para isso é, justamente a tercerização.

    Para GARTNER, instituto de pesquisas e consulçtoria especializado em tecnologia da informação, o mercado de serviços de TI está mudando rápida e profundamente, a medida que cresce a adoção da tercerização e do CLOUD pelas empresas. áreas de TI corporativas estão mudando. Em vez de executoras de serviços de TI, elas estão passando a ser criadoras de soluções para o negócio.

    SERVIÇO NA NUVEM

    A flexibilidade e a rapidez para se adequar ás suas necessidades são, atualmente, os grandes apelos do outsourcing de serviços para as empresas. Segundo o GARTNER, novas tecnologias, como a computação na nuvem, estão fazendo surgir uma nova geração de outsourcing, com contratos e serviços vendidos de forma diferente da tercerização tradicional.
    De acordo com a GARTNER, esses serviços devem atender a uma combinação de cinco caracteristicas, venda como serviço, no modelo de um para muitos, escalabilidade e elasticidade, padronização, medição e cobrança pelo uso, e suporte em tecnologias web ( acesso pelo browser de Internet ).






    CINCO OPÇÕES PARA MIGRAR PARA A NUVEM.

    As empresas que estão planejando levar suas aplicações para a nuvem tem cinco opções, de acordo com o GARTNER.

    Refazer adotando as a service ( PaaS ) nesse caso, as aplicações rodam na infraestrutura do provedor de serviços na nuvem.
    Revisar as aplicações para IaaS ou PaaS : impĺica modificar ou estender os códigos básicos existentes para suportar os requisitos de modernização das aplicações legadas e, então, coloca-las na nuvem.
    Reconstruir em plataforma as a service : construir novamente a solução em PaaS, descarta o código para uma aplicação existente e refazer a arquitetura da aplicação.
    Substituir com software as a service SaaS : significa descartar uma aplicação já existentes e utilizar um software oferecido no mercado no modelo de serviço SaaS, essas opção evita investimentos na mobilização de equipes de desenvolvimento, quando os requisitos do negócio exigem mudanças rápidas.

    A SUA NUVEM EM ORDEM.

    Para organizar a bagunça e os arquivos do GOOGLE DOCS  pastas é só clicar no botão CRIAR e selecionar COLEÇÕES, na janela, dê nome parta a pasta. Dá para separar planilhas, documentos pessoais e compartilhados arrastando e soltando ícones, além de organizar outra vantagem é que realiza ações em vários documentos de uma vez só, como deixar de compartilhar todas as planilhas de uma coleção ou apagá-las.

    Quer colocar uma janela da lista de arquivos do GOOGLE DOCS no seu G-MAIL ? clique na engrenagem do canto direito da tela e escolha. CONFIGURAÇÃO DO GOOGLE MAIL. clique no item LABS e ative o GADGET DO GOOGLE DOCS. abaixo de contatos do GTALK aparecerá uma lista de atalhos para arquivos usados recentemente.

    Documentos para todos, para mandar um documento além dos domínios do Google, o mais simples é incorporá-lo em sites ou blogs. o código de cada documento está no menu COLABORAR / PUBLICAR NA WEB, selecione o item HTML a incorporar em uma página, da guia  ESTABELECER LINK PARA OS DADOS PUBLICADOS,  depois é só colar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário