É uma placa lógica composta de diversos tipos de componentes eletrônicos, sendo que, cada um desempenha sua atividade para o funcionamento do computador. sua função é criar meios para que o processador possa se comunicar com todos os demais periféricos do micro com maior confiabilidade e velocidade possível.
Independente de seu modelo encontramos numa placa mãe. Temos Slots ISA, PCI e AGP para o encaixe de placas de vídeo, de som, modens e outros periféricos, soquetes para encaixe de módulos de memória e também do processador, portas seriais e paralelas, controladora de drives de disquetes, interface IDE, conectores para teclado e fonte de alimentação, portas USB, reguladoras de tensão, BIOS eo Chipset. Existem várias marcas de placa mãe, Abit, Asus, Soyo, Fic, PC-chips, Gigabyte, Digicom, Biostaar, Zida, etc.
BÁSICOS DA PLACA MÃE.
SLOTS - Através dos slots é possível instalar placas de expansão como placa de vídeo, modem, som, redes, etc.
CHIPSET - circuito de apoio da placa mãe.
ROOM - nesta memória estão três programas básicos : BIOS, POST e SETUP. Bios é o responsável por ensinar o processador a manipular os dispositivos básicos do micro como teclado e vídeo. Setup é responsável pela configuração selecionada pelo usuário. Post é responsável pelo auto-teste realizado sempre que o computador for ligado.
BATERIA - Responsável por alimentar a memória de configuração CMOS.
SOQUETE DE MEMÓRIA - onde são instaladas as memórias RAM, SIMM, DIMM, DDR, DDR2, etc.
CONTROLADORES DE TECLADO - alguns modelos o controlador está integrado ao Chipset.
JUMPERS DE CONFIGURAÇÃO - são usados para configuração de tensões de alimentação do processador, frequência do barramento, conector de fonte de alimentação, conector de fonte AT ( 12 pinos e ATX 17 pinos )
CONECTOR DE TECLADO - Din 5 ou mini-Dim
CONECTOR DE MOUSE OS/2 - conector para mouse de barramento também chamado mouse OS/2. Conector mini-DINB de 6 pinos.
CONECTOR DE USB - permite o uso do barramento USB, conector de 10 pinos, 5 para cada porta.
PERIFÉRICOS INTEGRADOS ( on board ) - periféricos que já vem integrados á placa mãe, duas portas IDE ( conector para cabo FLAT-CABLE de 40 pinos ), controladora de unidade de disquete.
PORTAS DE COMUNICAÇÃO - genericamente damos o nome de portas de comunicação aos dispositivos ou interfaces de entrada e saída ou ( input/ output ) responsáveis pela comunicação do micro com periféricos externos. Em geral temos presente no computador uma porta paralela LPT e normalmente uma ou duas seriais COM1 ou COM2.
COMUNICAÇÃO PARALELA - método extremamente rápido e seguro porem sujeito a ruídos, a porta paralela consegue transmitir 8 bits por vez.
COMUNICAÇÃO SERIAL - método onde a transmição se dá bit a bit tornando a comunicação entre os periféricos mais lenta.