anuncio

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Data Center ecológico



    A computação em nuvem deixou de ser uma tendencia e já mostra que caminha, sim, para se tornar a inovação que vai definir a fórmula como armazenaremos informações nas próximas décadas. A mais nova contribuição a esse mundo nada etéreo foi dada por Steve Jobs, ao anunciar o iCloud, serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que coloca a Apple de novo na vanguarda. Para oferecer gratuitamente 5GB de espaço na nuvem, a empresa conta com três centrais de servidores.

    A mais recente, localizada em Maiden, estado da Carolina do Norte, tem uma área de 46,4 mil metros quadrados, o equivalente a 5 campos de futebol, e custou cerca de 500 milhões de dólares. A central é o mais verde possível. A preocupação faz sentido. Os grandes data centers, que reúnem servidores com alto poder de processamento, são os novos vilões do meio ambiente, por consumirem 2% de toda a eletricidade gerada no mundo, com crescimento de 12% ao ano, mais isso começa a mudar.

    COMEDORES VORAZES DE ENERGIA, OS DATA CENTERS COMEÇAM USAR ALTERNATIVAS PARA REFRIGERAÇÃO, NA TENTATIVA DE SE TORNAREM MAIS EFICIENTES E ECOLÓGICOS.

    O facebook, diariamente cerca de 350 milhões de pessoas no mundo acessam o facebook, eles trocam mensagens, fotos e recebem mais de 200 milhões de imagens a cada dia. São números grandiosos, que exigem muito poder de processamento. Para dar conta o facebook, inaugurou um centro de dados construído em Prineville, em Oregon ( Estados Unidos ).
    Seguindo uma linha das empresas sustentáveis e adotou medidas para  tornar seu data center mais verde. Ale de beneficiar o meio ambiente, ajuda a diminuir os altos custos de manutenção.

    O data center do facebook ocupa 14.000 metros quadrados e deve dobrar seu tamanho até a metade de 2012. Ele não usa ar condicionado normal, um dos vilões da conta de energia. O sistema de refrigeração aproveita o ar natural, que passa por um processo de purificação e, se necessário recebe umidificação para chegar aos servidores em condições ideais de temperatura. Com um processo natural chamado convenção, que mantém o ar frio embaixo e empurra o ar quente para cima, o sistema ainda permite reutilizar parte do ar quente que vem das máquinas na calefação de escritórios do edifício.

    Com isso, o facebook afirma que seu data center usa 38% menos energia para dar conta das mesmas tarefas e anda pesa 24% menos no custo. 
    Para usar ar natural, a localização do data center foi feita a dedo. A cidade de Prineville tem ar limpo, com baixa umidade relativa, pouca chuva e temperatura que no verão não ultrapassa aos 40 graus, os incentivos fiscais oferecidos se juntaram as condições climáticas e tornaram o projeto um exemplo a ser copiado por outras empresas que pensam em reduzir custos.

    Essa replicação é possível porque o facebook decidiu tornar públicas as informações da construção de seu data center, por meio do Open Compute Project. http://opencompute.org assim, qualquer empresa pode adotar o modelo utilizado em Prineville, que obteve o selo ouro do sistema de certificação Leed, reconhecido mundialmente como sinônimo de práticas corretas com o meio ambiente.
    Além do facebook, outras grandes empresas, como Google, Apple, Microsoft, estão investindo em data centers verdes. O Google consegui diminuir 50% do consumo de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário