Já existem outros bem sucedidos negócios de venda de publicações eletrônicas no Brasil, como O Gato Sabido ( mais 7.000 títulos ) e a Saraiva 6.000, mas a oferta é restrita a livros. o Iba é pioneiro ao negociar revistas e jornais e lidar com toda a cadeia comercial. Do ponto de vista dos leitores, oferece, além da facilidade de reunir tudo em uma única página, de modo amigável, a possibilidade de comprar a assinatura dos periódicos, e um serviço de atendimento por telefone para eventuais problemas. Do ponto de vista do leitor, permite acesso a todo cadastro do comprador facilitando futuros contatos. Nesse aspecto é a saída para as amarrações da Apple. Em seus serviços de vende de publicações, a Apple cobra 30% dos editores, o Iba também cobrará em proporções diferentes para cada tipo de produto mas fica com os dados da transação.
O Iba ao contrario abrirá a carteira de informação dos assinantes de jornais e revistas aos editores
A idéia do Iba surgiu em decorrência de um duplo movimento, o da expansão do porque de tablets no Brasil e o da expectativa de melhora da qualidade e alcance da banda larga. Há hoje no país 600.000 tablets, dentro de cinco anos serão 9 milhões de aparelhos ( por enquanto 95% são iPad ) a banda larga e,bora cara é lenta, hoje um brasileiro leva pelo meno 3 horas para baixar um filme com qualidade de DVD. Nos Estados Unidos, são necessários menos de quarenta minutos.
Por aqui o custo de 1MBps é de U$ 47 dólares enquanto nos Estados Unidos é U$ 15 dólares. Mais não será sempre assim, por exigência dos consumidores, esse cenário favorável permitiu o investimento do Iba e atrai a Amazon, empresa americana de Jeff Bezos, criadora do Kindle, chega ao Brasil no segundo semestre.
Mas terá de vencer a queda de braço com as editoras, insatisfeitas com os descontos de preço de capa dos livros, de até 70% nos Estados Unidos. No caso da Iba, em vez da imposição, valerão o bom-senso de respeitar os valores indicados pelas editoras e, naturalmente, o cuidado de vender publicações a preços de mercado, ganham portanto as duas pontas, quem compra e quem vende.
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