anuncio

segunda-feira, 19 de março de 2012

Carro que dispensa o motorista




    Essa é uma ótima notícia, em especial para quem gosta de tomar umas ou quem costuma tomar muitas multas. Conheça a novidade do Google X um carro que anda sem motorista. O carro que anda sozinho começa a virar realidade, com sensores e GPS ultraprecisos, eles já circulam por aí.

    Para sair pelas ruas sem causar acidentes, o carro sem motorista precisa ser equipado com uma combinação de tecnologias de ponta. São lasers capazes de realizar 20 varreduras nos arredores do veículo em apenas 1 segundo, câmeras que enxergam no escuro e criam imagens em 3D para identificar os obstáculos, GPS de alta precisão, dezenas de sensores espalhados por todos os lados do carro e capacidade de processamento que deixaria muito servidor para tráz.

    O resultado disso pode ser encontrado nas ruas da Califórnia EUA, onde o Google consegui autorização especial para testar seus protótipos. De dois anos para cá, a frota de sete carros da empresa já rodou mais de 320 mil quilômetros.

    A pesquisa é tocada pelo GOOGLE X onde são conduzidos projetos especiais, e ninguém sabe ao certo o que a gigante de buscas pretende. " Queremos melhorar a vida das pessoas" diz Chris Ursom, responsável pelo projeto.

    Substituir o motorista pelo computador oferece uma série de vantagens. Ele processa tudo mais rápido, presta atenção em mais informações ao mesmo tempo e nunca se prede. Além disso, está imune as reações humanas comuns como, raiva, pânico, medo. Os pesquisadores esperam que a soma dessas características tenha dois impactos nas ruas.
    O primeiro é a diminuição da violência no trânsito. Nos últimos 3 anos morreram 58 mil pessoas em acidentes no Brasil.
    O segundo é a redução do congestionamento. Os carros que dirigem sozinhos são capazes de andar muito mais próximos um do outro, aproveitando melhor os espaços existentes.

    POR QUE ELES NÃO BATEM

    1- Sensores instalados no para choque traseiro detectam objetos no ponto cego do carro. Esse mecanismo já pode ser encontrado em carros de luxo.
    2- O carro tem um periscópio equipado com 64 lasers que giram a uma velocidade de 900 rotações por minuto para identificar todos os objetos em volta.
   3- Raios infravermelhos são emitidos e  o sinal é captado por uma câmera instalada no vidro dianteiro. Os perigos localizados a frente são exibidos no painel.
   4- Sensores instalados no para choque dianteiro do carro consegue detectar a velocidade do veículo da frente para ajustar sua própria velocidade.
   5- Mais duas câmeras instaladas no para brisas do carro dão a forma 3D aos objetos e pessoas na rua. Eles tentam prever os passos dos pedestres.
   6- Os carros possuem sistemas de GPS superprecisos para se localizar, são mapas bem detalhados para não se perder e nem entrar na contramão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário