anuncio

quarta-feira, 14 de março de 2012

Conexão de internet através de lâmpadas.

.


    Olhe ao seu redor, em todos os lugares, olhe para seu smarthphone. Tem uma lanterna de LED. Estas são fontes potenciais de alta velocidade de transmissão de dados.
 
    HARALD HAAS é a pioneira atrás de um novo tipo de lâmpada que pode se comunicar, bem como iluminar - acessar a internet, usando luz em vez de ondas de rádio.

    PORQUE OUVIR ?

    A descoberta é de um físico alemão, Harald Haas, que surgiu com uma solução que ele batizou de "dados por meio de iluminação", levando o envio de dados através de uma lâmpada de LED, cuja a intensidade varia mais rápido do que o movimento do olho humano, é a mesma idéia usada em controles remoto, mas bem superiores.
    HARALD HAAS afirma que sua invenção é formidável e pode produzir taxa de dados muito velozes superior a 10MBps, o que é bem mais rápido do que a banda larga que usamos. ( fonte portal R7 ).

    Imagine usar os faróis do seu carro par transmitir dados pela internet, ou navegar na web com segurança em um avião, presos a internet apenas por uma linha de visão. Harald Hass está trabalhando nisso.

    Um professor de Engenharia da Universidade de Edimburgo ( Alemanha ), o principal trabalho de Harald tem sido estudar formas de se comunicar por sinais eletrônicos de dados, projetos técnicos de modulação que embalam mais dados sobre as redes existentes.
    Mas seu salto mais recente d trabalho para além de fio e ondas de rádio para transmitir dados através de lâmpadas de Led, que brilha e escurece mais rápido do que o olho humano consegue ver.

    O sistema o qual ele está ligando D-LIGHT, utiliza um truque matemático chamado OFDM ( multiplexação por divisão de ortogonal de frequência ), que lhe permite varia  intensidade da saída do Led, a uma taxa muito rápida, invisível a o olho humano ( para o lho as lâmpadas seriam simplesmente sobre o fornecimento de luz ).
    O sinal pode ser captado por receptores simples. A partir de agora, Hara Haas está relatando taxas de dados até 10MBps até o final deste ano, é possivelmente 1 GB no futuro.

    Ele diz que eve ser muito barato, pelo fato de estar em todo os lugares, usando o aspecto de luz visível, que vem de graça, você pode conectar o serviço sem fio na parte traseira do equipamento de iluminação.
    Além de revolucionar a forma de como nos conectamos à internet, o que poria fim a poluição eletromagnética, que são potencialmente nocivas e emitias através dos roteadores de internet sem fio ( wi-fi ) e levantou a perspectiva de acessos sem fio onipersente, transmitida através de iluminação pública.

    HARALD HAAS ( engenheiro Alemão prof. Universidade de Edimburgo ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário