anuncio

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hollywood x Web ( stop sopa & pipa )

    A batalha mais importante da atualidade, mais do que as brigas entre EUA x Alqaeda, dessa forma é a batalha travada entre hollywood x vale do silicio, ou seja entre a indústria cultural e a indústria de internet, cada uma com seus admiradores e pensadores. No primeiro time conta com associações de gravadoras, produtoras, artistas, cineastas, além da câmera de comércio dos Estados Unidos. No segundo estão empresas como, Google, Yahoo, Mozilla, Facebook, Reddit, twitter, Wikipédia, associações de ativistas digitais. De ambos os lados temos democratas, republicanos, artistas, conservadores e liberais.

    A NAPSTER por facilitar a troca de arquivos de músicas entre usuários foi o alvo do primeiro grande processo do gênero, movido 7 de dezembro de 1999 pela recording Industry Association of América ( associação das gravadoras dos EUA ). Foi derrotada na justiça, obrigada a bloquear o acesso aos arquivos de músicas em julho de 2001 e pagar uma vultuosa indenização as gravadoras, que a levou a falência.

    Mas as gravadoras mesmo ganhando as batalhas judiciais, continuam perdendo a guerra. As vendas de músicas caíram 37% nos formatos existentes como cds, vinis, cassete, etc.
    Dessa forma em nome das associações, o senador democrata Patrick Leahy apresentou, em setembro de 2010, o projeto Combating Online Infringement ( o COICA ), que daria ao departamento de justiça o poder de bloquear qualquer domínio suspeito de violar direitos autorais, mesmo estrangeiro. Combatido e travado no senado, o COICA foi reapresentado em maio de 2011 como Preventing Real Online to Economic ou ( ato de prevenção de ameaças online reais a economia, abreviando o nome é o PIPA.
    Esse projeto do senado somou-se em outubro de 2011, a versão da cãmara, o ainda mais draconiano Stop online Piracy ( ACT ) ou SOPA apresentado pelo deputado republicano Lamar Smith, que proibia provedores de dar acesso a sites infratores e buscadores como o Google deixa de exibir seus links. A distribuição de mídia online ( streaming ) não autorizadas seria crime passível de 5 anos de prisão.

    Mais amplo do que esses projetos é o acordo do Comercial Anticontrafração ( ACTA ) que está sendo negociado entre os EUA e união Européia, Japão, Canadá, México, Coréia, Marrocos, que visa criar uma organização para proteção de marcas e patentes a margem da ONU,OMC e Organização Mundial Propriedade Intelectual ( OMPI ) e dos interesses de países periféricos. O Tratado deve ser assinado em março de 2013 pelos interessados e na área de internet cria restrições semelhantes a SOPA e PIPA em escala Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário