Em Dezembro de 2009 o google publicou um discreto post anunciando mudanças em seu sistema de busca, o algorítimo PageRank, até então usado para cutucar e exibir resultados mais relevantes de pesquisas, ganhou um companheiro. O google anunciou um segunda algorítimo, com a função de personalizar a busca. Assim o cálculo e a ordem de exibição dos resultados levariam em conta históricos de atividades do browser do usuário durante os últimos três meses.
Ou seja, os resultados de pesquisa passariam a ser talhados ao perfil do usuário, ou histórico de cliques, desde então os resultados saem diferentes de um usuário para outro, mesmo que de forma sutil. O novo algorítimo molda os resultados de acordo com os gostos pessoais de quem está no teclado.
Bem vindo á internet personalizada, ou melhor à sua internet, pois ela não é a mesma que a minha e a de seu vizinho, a internet ganhou um filtro. Nós conhecemos a internet como uma gigantesca biblioteca, no qual serviços como o Google nos auxiliam com um mapa universal.
O Google não está sozinho nisso, Facebook, Apple, Microsoft, Yahoo e Amazon também apostam na internet personalizada. Os grandes sites se tornaram máquinas de predição de nossos gostos, perfis e claro, do que gostaríamos de ler, assistir e consumir.
A fórmula usada é bem simples, quanto mais relevante e pessoal o serviço oferecido, mais anúncios serão vendidos.
No Facebook, a personalização está a cargo do algorítimo EdgeRank, criaram sistemas de recomendação de artigos aos leitores de acordo com o perfil, analizado quando é feito o login.
Na Amazon, segundo estudos, uma média de 30% das vendas da loja provem do seu sistema de recomendação ao cliente. já na Netflix, locadora de filmes online dos Estados Unidos, esse percentual chega a 60% das vendas.
A internet personalizada teve o efeito de isolar o usuário em uma bolha, o conteúdo é tão vasto que a própria priorização é uma forma de filtragem. Cada IP é uma ferramenta, e essas ferramentas nos moldam.
O QUE É BOLHA DE NAVEGAÇÃO.
A bolha é um universo online criado sob medida pelos sites, hoje eu e você não navegamos mais na mesma internet, cada um está em uma bolha pessoal, mas não é você quem escolhe, não temos a liberdade de escolha.
GOOGLE SOM FILTRO.
O Goolge rastreia 57 sinais para compor seu perfil, entre eles estão, o histórico de busca, a localização geográfica, tempo de digitação, língua falada, erros de digitação. Um item curioso, o Google conta com que frequência pesquisamos sobre nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário