O disco rígido também conhecido como HD, possuem importância vital para os microcomputadors e principalmente para o usuário, que neles guardará todos os seus programas e dados gerados.
Entender o funcionamento de um disco rígido é essencial, tanto do ponto der vista da montagem e manutenção de computadores, mas principalmente, da recuperação de dados. O disco rígido também é conhecido como disco fixo ou pelo apelido de winchester, é a melhor forma de gravarmos grande quantidade de informações para uso posterior ( memória de massa ).
A idéia de um disco rígido é simples : imagine um disquete que, ao invés de flexível e removível, seja rígido e fixo a um sistema de controle. uma caixa preta onde isto é o disco rígido HD.
Por ser lacrado, tal disco pode ter uma precisão muito maior, em disquetes há uma tolerância em relação as trilhas do mesmo, pois um disquete pode acomodar com uma certa folga dentro de uma unidade de disquete. Por ser fixo, o tamanho da cabeça de leitura/gravação pôde ser reduzida sensílvelmente. como consequência imediata temos um tamanho menor de campo magnético, possibilitando a gravação de dados mais próximos uns dos outros. com isso, temos uma alta quantidade de trilhas e setores em um só disco.
Na verdade não é utilizado um só disco, mais sim um conjunto deles, 2,3 ou 4 por exemplo. Para cada um desses discos existe uma cabeça de leitura e gravação específica fazendo com que, ao contrário das unidade de disquete, que normalmente possuem duas cabeças, eles tenham várias cabeças 4, 6 ou 8.
O motor do HD faz com que o conjunto dos discos gire a uma velocidade elevadíssima: 3.600RPM 5.400RPM, 7.000RPM e 10.000RPM. com uma velocidade tão alta, uma simples partícula de poeira equivale a uma grande explosão se em contato direto com a superfície magnética. por esse motivo o HD é um sistema lacrado e sem contato direto com o meio externo. por estar girando tão rápido, cria-se um colchão de ar entre a superfície magnética dos discos e as cabeças de leitura, portanto, quando em funcionamento, não há contato entre as cabeças de leitura/gravação e a surpefície magnética. caso exista esse contato, as cabeças marcariam a superfície magnética, acarretando a perda dos dados escritos e principalmente, a destruição imediata da mesma.
TRILHAS : quando falamos em trilhas, nos referimos a uma trilha de um determinado disco isoladamente, já que, quando falamos em cilindro, queremos nos referir a um conjunto de trilhas que ocupam a mesma posição espacial no total de discos presentes no disco rígido. Por ex: quando dizemos trilha 0, podemos estar nos referindo a trilha 0 de qualquer disco presente no acionador de HD. No entanto, quando dizemos cilindro 0, estamos nos referindo ao conjunto formado por todas as trilhas 0 presentes, totalizando todos os discos existentes no acionador de HD.
em um HD, a numeração de setores não é feita em uma mesma face como nos disquetes, mas sim distribuída pelas faces do disco. Para um melhor desempenho de busca em disco, os setores que compõem o arquivo deverão estar em sequências.
Se estiverem distribuídos pelas faces de modo que o conjunto das cabeças não precise nem se mover, melhor ainda. Um arquivo de 4 setores por exemplo, possuirá um tempo de acesso menor se estes 4 setores forem lidos um por cada cabeça sem precisar mover o conjunto.
O HD é portanto acima de mais manda onde se armazena todos os dados do microcomputador então quanto mais capacidade melhor, é bem simples hoje já existem disco rígidos de até 1 terabyte que são 1.028 GB. Ao comprar um computador é essencial que se saiba a quantidade de memória do HD ( disco rígido ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário