anuncio

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tinta que limpa o ar.







    Uma tinta inovadora usada para pintar prédios que faz o trabalho das árvores de absorver gás carbônico do ar.
    Cada vez que uma árvore é derrubada para dar ligar a um arranha céu, a qualidade do ar da cidade piora, certo?
    Se depender de uma tecnologia que vem sendo testada pela fabricante de alumínio Alcoa, a resposta será não. Batizada de ECOCLEAM, a tinta invisível possui uma camada de dióxido de titânio que, aplicada sobre uma superfície de alumínio, serve como catalizador de luz do Sol. Uma vez aquecidos, os elétrons presentes na tinta interagem com as moléculas de ar e liberam radicais livres que, por sua vez, quebram poluentes como o óxido de nitrogênio.

    Uma superfície de 3 mil metros quadrados pintada como produto equivale a 80 árvores limpando o ar, diz Graig Belnap, presidente da divisão de produtos para arquitetura da ALCOA.
    Só nos Estados Unidos existem cerca de 4,2 bilhões de  metros quadrados de edificações com painéis de alumínio.

    Se uma fração desses edifícios fossem pintados com a EcoCleam, seria o equivalente a plantar milhões de árvores, afirma Graig Belnap.
    A Alcoa está testando a tecnologia em dois edifícios, um nos Estados Unidos e outro que fica na Europa. A empresa estuda também a aplicação da tinta em outras superfícies, assim como a lataria dos carros.

    Essa sem dúvida é uma bela tecnologia e que ajudará, no processo de preservação do meio ambiente, já que cada árvore replantada na natureza leva muitos anos até chegar a um tamanho ideal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário