anuncio

sábado, 12 de maio de 2012

Perigos da internet móvel



    Como um sinal dos tempos da elolução tecnológica, as pessoas estão usando cada vez mais dispositiveis moveis como Tablets e smartphones, O número cresce rapidamente e com isso os Crakers estão migrando para esse tipo de dispositivo. 
    Os ataques aos aparelhos móveis estão na moda, diz Lianne Caetano da empresa Mc afee, Basta ver as estatísticas recentes para saber que a tendencia e de alta explosiva. Em dois anos conseguiram fazer o que levaram 15 anos para conseguir nos computadores comuns ( PCS ) os cibercriminosos vão atrás de dinheiro e ´e para os smartphones e tablets que eles estão migrando agora.

    Apesar disso, é claro que os computadores ( PCS ) continuam sendo o alvo principal dos ciberpiratas, mas o ataque a smartphones e tablets é um perigo real e está em franca disparada. em dois anos o número saltou de 516 em 2009 para 4.134 em 2011.

    Nos últimos mese3s um fenômeno tem saltado aos olhos, é um aumento explosivo de ameaças para aparelhos móveis principalmente com o sistema ANDROID, de acordo com uma pesquisa feita o aumento de novas infecções descobertas nessa plataforma pulou 421% em apenas seis meses.

    A principal porta de entrada de vírus em tablets e smartphones , são os aplicativos que baixamos. Quando a Apple lançou a primeira geração de iPhones, que podia ser incrementado com centenas de aplicativos. Ficaram ainda mais populares quando o Google e fabricantes como, LG, Sansumg e Dell lançaram seus produtos com o sistema ANDROID.
    Uma boa medida de proteção, que a maioria dos usuários não colocam em pratica, é de prestar atenção na origem dos aplicativos. Nunca baixar um aplicativo sem conhecer quem o desenvolveu, antes de cair na tentação de fazer o download, vale a pena sempre fazer5 uma pesquisa sobre o aplicativo, tendo a certeza de não se trata de um vírus.

    Mesmo quando não houver suspeitas, é sempre bom dar uma espiada em quais permissões o aplicativo pede, isso é fundamental para sua segurança, não tem sentido um aplicativo perguntar sua localização ou pedir acesso a lista de endereços, nos aparelhos iPad e iPhone é vedada a instalação de aplicativos baseados em Flash, já no Android fique esperto porque é pedida a permissão ao usuário somente na hora da instalação aí já foi.

    A grande diferença entre os computadores e aparelhos móveis como tablets, é que os aparelhos móveis são ligados a uma conta bancária, e os hackers sabem disso, podem colocar um vírus para usar seus créditos de celular fazendo ligações e assinaturas de serviços.

    A primeira geração de hackers tinham como objetivo, apenas se exibir para os amigos. Mais hoje isso mudou e o objetivo é colocar a mão em informações valiosas ou gerar golpes para obter dinheiro, afirma analista-chefe Symantec. A vulnerabilidade como as que existem nas redes wi-fi ou bluetooth, que podem ser exploradas pelos hackers, com uma internet sem fio, uma vez estabelecida a conexão toda sua informação passa pelo gateway, incluindo senhas que podem ser codificadas por um hacker, basta uma pequena distração para que um vírus invada seu aparelho.
    Evite sempre se conectar a cantas bancárias para verificar saldos e pagamentos com esses tipos de aparelhos móveis pode ser uma roubada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário