anuncio

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Popcorn ( para edição de vídeos )



    A fundação Mozilla, está trabalhando em uma nova ferramenta para edição de vídeos chamado de Popcorn. conhecida pelo browser Firefox, ele tem uma proposta simples para integrar a web aos vídeos de forma muito simples e rápida. assim elementos como comentários de redes sociais como Twitter e Facebook, verbetes da Wikipédia, cenas do Google Street View, aplicativos como de previsão do tempo,  podem ser inseridos nos vídeos.


    Os vídeos deixaram de ser um bloco fechado de conteúdo e passaram a ser lidos em diferentes pedaços, com os quais os conteúdos da web podem ser inseridos. O criador ganha mais possibilidades e o usuário novas formas de interagir e personalizar vídeos.


    Assim a base de tudo é o HTML5, mais a exploração de seus recursos para vídeo ainda está distante de produtores amadores e de consumidores, é aí que entra o Popcorn, pois ele facilita o uso do HTML5, com a promessa de até quem não conhece uma linha de códigos, possa criar filmes interativos.


    O princípio básico de Popcorn é atrelar eventos na timeline de uma midia condutora, que possa ser vídeo ou áudio. É preciso especificar um período de tempo e dizer o que deve acontecer, determinar que entre os segundos 5 e 10 devem ser exibidos um comentário do Twitter ou verbete do Wikipédia. O Popcorn cumpriu sua função básica de trazer a web para o vídeo, integrando o cenário com previsões do tempo do Yahoo!!

    Existem dois tipos de Popcorn, ambos são gratuitos. Para os desenvolvedores e o voltado para quem não programa. O primeiro é o Popcorn.js biblioteca em Javascript que oferece milhares de linhas de códigos para criar um vídeo em HTML5. O segundo é o  Popcorn Maker, que simula um programa de edição normal, acessado pelo browser, possui uma linha de edição onde o criador pode inserir elementos da internet, depois é preciso inserir o vídeo a um site.

    Os Desenvolvedores da Mozilla trabalham duro no seu desenvolvimento que tem previsão de estréia no mercado, previsto para o final deste ano. Sem dúvida será uma mudança radical na forma de editar vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário