Você possui mais de uma máquina com acesso à internet com sistema de sinal de internet WI-FI. Mas agora está com problemas de sinal fraco em alguma parte de sua casa ou escritório.
Vamos tentar ajudar você a resolver esse problema, dando algumas dicas para espalhar melhor o sinal da rede sem fio com força à toda parte e cômodos.
ROTEADOR.
A primeira preocupação é com a posição do roteador. O ideal é que ele fique em um local central de sua casa, para ampliar o alcance do sinal. É aconselhável que não tenha nenhum banheiro ou cozinha entre o roteador e os outros cômodos da casa, já que objetos metálicos e fluxo de água atrapalham o sinal WI-FI.
Prefira montar o roteador numa posição mais alta e desimpedida, sem móveis e objetos ao seu redor.
TROQUE O CANAL DE TRANSMISSÃO.
Outra providência simples que pode resolver o problema, é mudar o canal de transmissão do roteador. Com tantas redes sem fio por perto é possível que uma delas utilize o mesmo canal da sua internet. Isso pode gerar interferências. Para descobrir os canais do WI-FI ao redor de sua casa. Instale o Netstumbler em seu notebook. A mudança é feita no roteador, nas configurações de rede sem fio. Existem pelo menos 14 opções de canais de sinal.
MUDE DE ANTENA.
Vários roteadores permitem a substituição ou troca de suas antenas. Isso permite realizar ajustes de potência ou direcionamento de sinal. Existem antenas que transmitem somente para uma direção e outras que aumentam a força do sinal. Se o sinal WI-FI não chegar com potência a uma determinada parte da casa, uma solução pode ser substituir uma das antenas do roteador por uma antena direcional.
TENTATIVA FINAL
Se nenhuma das tentativas anteriores derem certas, o jeito será reforçar o sinal com um repetidor ou então um segundo roteador para auxiliar. Muitos modelos recentes contam com esse recurso, mas é bom se certificar antes de comprar um novo aparelho. A configuração varia conforme o fabricante.
Mais costuma exigir somente o endereço físico, mais conhecido como MAC Address do seu primeiro roteador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário