Um relatório divulgado essa semana pelo Google mostra que houve um alarmante aumento no número de vezes que os governos pediram retirada de conteúdo de seus serviços na internet nos últimos seis meses, e o Brasil tem posição de destaque no relatório de transparência divulgado pela companhia. O país lidera o número de pedidos da justiça para retirada de conteúdos entre julho e dezembro do ano passado, com 128 requisições, 69% delas foram, atendidas.
Pedidos do governo para remoção de conteúdos são altos no Brasil em relação a outros países em parte por causa da popularidade da nossa rede social, o Orkut, em dezembro, recebemos uma ordem judicial eleitoral, que resultou na remoção de quatro perfis do Orkut para conteúdos relacionados a campanhas políticas, afirmou o Google.
Já na lista que contém pedidos de retirada de conteúdos por governos, o Brasil aparece em quarto lugar, com 66 requisições, 26% delas foram atendidas. Nesse quesito, a lista é liderada pela Índia, e seguida por Coréia do Sul e Estados Unidos. O Google afirma que os pedidos para retirada de conteúdo variam de país para país. Algumas remoções de conteúdos são solicitadas devido a alegações de difamação, enquanto ouras são devido a conteúdos que violam as leis locais que proíbem o discurso de ódio ou pornografia.
O Google divulgou também o número de pedidos de tribunais e governos por dados pessoais de usuários. A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 6.321 pedidos, seguido pela Índia com 2.207 pedidos, o Brasil aparece em terceiro lugar, com 1.615 requisições entre julho e dezembro de 2011, 90% dos pedidos foram atendidos.
O Google declarou essa semana que algumas de suas iniciativas para aumentar a segurança dos usuários na web. Depois de 5 anos do lançamento do programa SAFE BROWSING, destinado a proteger os internautas de Malwares. O número de usuários mal-intencionados é impressionante.
O Google afirma, que através de seus esforços, protege cerca de 600 milhões de usuários através de ferramentas de segurança embutida nos navegadores, Safari, Chrome e Fire Fox. De 12 a 14 milhões de pesquisas do Google por dia alertam usuários sobre sites perigosos e avisos de downloads com possíveis Malwares são enviados quase 300 mil vezes por dia.
Esta é a quinta vez que o relatório de transparência do Google é publicado desde 2010. "Assim como todas as outras vezes, fomos requisitados a retirar discursos políticos, É alarmante, não só porque a liberdade de expressão está em risco, mas porque algumas dessas solicitações vem de países que você não suspeita, democracias Ocidentais não tipicamente associados com a censura", afirmou em nota, o analista sênior de política do Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário