A invenção dos aparelhos celulares na década de 80, ajudou muito a vida das pessoas, facilitando a comunicação no dia á dia. Mas com o passar dos anos chegaram os smartphones ( chamados de celulares inteligentes ) que ganharam milhares de aplicativos, para a diversão, serviços, intertenimento, games, rede social e agora surgem aplicativos para auxiliar na vigilância pública.
Estão sendo desenvolvidos aplicativos capazae de detectar infrações de trânsito, gazes químicos e capturar criminosos. Em um futuro próximo, eles serão capazae de encontrar aparelhos eletrônicos roubados, armazenar placas de veículos e farejar drogas. Essas redes não vão eliminar a necessidade de uma força policial, mas darão olhos e ouvidos para o governo. Nós chamamos isso de Big Brother, quando as pessoas estão sendo monitoradas ou filmadas.
Redes de vigilância surgem nos Estados Unidos. Um desses sistemas despertou o interesse do governo americano. Uma arma para combater motoristas infratores. Ele uso o GPS em celulares para encontrar e prender infratores.
Vários aparelhos telefônicos são capazes de identificar quando o sinal do GPS, está sendo afogado por ruídos eletrônicos. A empresa NAVWARD GPS CONSULTING, quer adicionar um aplicativo que garanta que os celulares enviem dados automaticamente a uma central toda vez que isso for identificado, a central usa esses relatórios para achar a localização de quem causou a in terferência e avisa para policia.
Em Boston ( Estados Unidos ) estão desenvolvendo um software chamado STREET BUMP. Ele usa um acelerômetro em um GPS para gravar a localização de um buraco e avisa ao motorista.
CELL ALL é um sistema de vigilância ambiental que usa celulares par detectar ameaças que vem pelo ar, como produtos químicos nocivos a saúde, que podem vazar de uma indústria ou até mesmo a ameaça de ataque por uma arma química, o sistema foi criado para subistitur os serviços de emergência com uma maneira mais rápida e confiável de pedir ajuda. O aplicativo alerta rapidamente equipes médicas e de resgate sobre o material perigoso, com a vantagem de identificar qual o tipo de produto está sendo lançado ao ar.
O centro de pesquisas da NASA pretende desenvolver em parceria com a QUALCOMM e já faz contatos com as empresas Apple, Samsung, Lg, e Nokia. Para discutir o designer dos novos aparelhos, que devem ser lançados no mercado em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário