Assustada após o vazamento na web de algumas de suas super produções, a indústria do cinema de Hollywood, resolveu investir em sistemas de segurança que vão de senhas fortes até à caça de espectadores que levam filmadoras na estréia. O duelo começou com o vazamento de um filme vivido pela FOX em 2009, em abril desse ano, um work print do X-Man Origens, vazou na web, em um DVD de alta qualidade, com uma versão 10 minutos mais curta que o original e com efeitos especiais sem acabamento.
O Tom Rothman ( vice presidente da Fox ), recebeu no dia 1 de abril, um e-mail sobre o vazamento, ele achou que fosse um trote. O FBI prendeu pelo roubo Gilberto Sanchez, instalador de vidraças em New York e músico desempregado, Sanchez havia feito uma cópia do filme no site Megapload.com, site fechado pelo FBI em janeiro de 2012.
Segundo Bryan Ellenburg, vice presidente de distribuição e segurança da Paramount, os momentos mais críticos na distribuição de um filme são dois: a primeira semana no cinema e o pré-lançamento do DVD e Blu-Ray, é quando costumam ocorrer os vazamentos mais graves.
Conheça os filmes campeões de pirataria, entre os três filmes mais pirateados estão em primeiro : Avatar com 21 milhões de cópias, em segundo vem Batman ( O cavaleiro das trevas ) com 19 milhões de cópias e em terceiro aparece Transformers 1 com cerca de 18 milhões de cópias.
SISTEMAS DE SEGURANÇA USADA CONTRA PIRATAS.
Os estúdios e gravadoras investiram pesado em segurança, entre algumas estão uma novidade um sistema de RECONHECIMENTO FACIAL o laboratório de mídias digitais University of the West of England, criou um sistema de reconhecimento facial e corporal que mapeia os espectadores na sala de cinema. um software analisa atitudes suspeitas, como rosto tenso e corpo imóvel de quem está gravando com camcorder.
A NBC/UNIVERSAL usa o e-discovery para combater a pirataria, trata-se de um sistema eletrônico de pesquisas , localização e obtenção de dados para conseguir provas em um processo judicial. É usado pelos conglomerados de mídia para montar processos contra autores de roubo de conteúdo do estúdio.
Marcas D' água para identificação são coisas do passado. O engenheiro Pierre Moulin criou minúsculas impressões digitais invisíveis para os filmes. A vantagem do digital Fingerprinnting é criar uma marca única para cada cópia da obra, como se fosse uma impressão digital.
No cinema, são instalados detectores de metais para identificação de máquinas filmadoras, nos corredores lanterninhas, equipados com óculos de infra vermelho, procuram por lentes de filmadoras e possíveis piratas. A sala de exibição do filme é monitorada por um sistema de câmeras de circuito fechado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário