Fundada na Argentina em 2007, por três estudantes de Harvard, a empresa de games Vostu chegou ao topo dos games sociais, mais nos últimos anos, acusações de plágio, brigas internas e fuga de usuários do Orkut. O resultado disso tudo é, demissões e fechamento de escritórios.
Com milões de brasileiros cadastrados, em 2010 a Vostu alcançou o topo da lista de games mais populares da rede social Orkut, com o sucesso do game, Mini Fazenda. Em pouco tempo, a empresa estava avaliada em U$ 300 milhões de dólares.
Repleta de brigas, disputas na justiça, engenharia reversa, prejuízo financeiro e plágio. Os problemas da Vostu começaram em julho do ano passado, quando a Zynga, empresa que cria games de grande sucesso no Facebook, como o Farm Ville, abriu m processo contra a Vostu, com acusações de roubo de códigos fonte de seus jogos. Mais que um prejuízo financeiro em um acordo judicial, cujos valores não foram divulgados. A Vostu foi obrigada a modificar os seus jogos considerados plágios, alguns jogos foram encerrados, pois devido ao alto valor para sua manutenção.
Nesse mesmo tempo ocorreu uma grande fuga de usuários do Orkut, usuários esses que passaram a acessar mais a rede social Facebook criada por Mark Zuckerberg, isso acabou secando a fonte de renda da empresa.
O game mais popular da empresa o Mini Fazenda, quando no seu auge do sucesso em 2010 tinha um número de mais de 8 milhões de usuários, agora contabiliza apenas, um quarto desse número em 2012.
Em maio desse ano a Vostu fechou seu escritório no Brasil, localizado na Vila Olímpia ( São Paulo ), a empresa encerrou suas atividades no brasil. Já na Argentina, a empresa de games reduziu o seu quadro de funcionários em Buenos Aires, o número que era de 400 funcionários passou para 150 agora, resta saber agora se a Vostu, terá habilidades suficientes para passar essa fase e virar o jogo, ou será que que se aproxima do game over ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário