anuncio

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Computador do Futuro.



    A tecnologia caminha a passos largos, a capacidade dos processamentos dos computadores vem dobrando a sua capacidade a cada 18 meses.
    Que tal ter um computador mil vezes mais rápido ? Não se trata de supercomputadores, mais sim de computadores pessoais, notebooks, tablets, comprados a um preço igual aos aparelhos que você utiliza hoje. Mais isso será só daqui a quinze anos.

    A principio, para você isso não parece grande coisa, mais foi esse crescimento da capacidade computacional, registrado nos últimos quarenta anos, que nos permite utilizar disponíveis eletrônicos como fazemos hoje, no dia a dia. Em 1965, Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, escreveu um artigo que se tornaria conhecido como lei de " Moore ". ele observou que o número de transistores incorporados a um chip quase dobraria a cada 24 meses. eles são a peça fundamental de qualquer circuito eletrônico. Quanto mais transistores, mais capacidade de processamento, segundo a lei de Moore, temos computadores duas vezes mais rápidos a cada dois anos. Porém, observando medições feitas nas últimas décadas, notamos que a velocidade é ainda maior. A capacidade está dobrando a cada 18 meses.

    Antes de chegarmos ao futuro, vale uma observação rápida do que tínhamos a quinze anos. Em 1996 a maior velocidade de conexão a internet nas casas era de 56.6 Kbps e o disco rígido de maior capacidade era de meros 1.6 GB.
    Hoje temos conexões de banda larga de 50 Mpbs e discos de 2 Tbytes. Isso representa mil vezes mais capacidade em quinze anos. essa evolução deve continuar pelas próximas duas ou três décadas. A mágica e a matemática da exponenciação. Dobrando a cada 18 meses , em 180 meses, ou quinze anos, teremos dez ciclos 1.024 mais capacidades. nos 18 anos seguintes, um milhão de vezes mais capacidade.

    Essa fixação péla lei de Moore, é devido a esse crescimento que temos hoje um notebook de 2 mil reais capaz de armazenar 1 terabyte de informação e realizar 30 milhões de cálculos por segundo. Videogames capaz de processar gráficos realistas com a velocidade de 500 milhões de polígonos por segundo, telefones celulares que reconhecem comandos de voz e toques na tela com incrível precisão.

    a eletrônica e os computadores e softwares mais velozes permitem que tenhamos modelos mais precisos de previsão do tempo, terapias genéticas que cabem no bolso e comunicação em tempo real em qualquer lugar. Se a nessecidade for de menor tamanho e menos recursos, a lei de Moore também se aplica a, casas inteligentes, cartões de crédito com chip, carros conectados. Em outra palavras, o que antes era apenas imaginável, agora é possível.

    O convite é para que você pense no que virá nos próximos 30 anos e nos impactos da evolução tecnologia em nossas vidas. Tenho certeza de que estaremos vivendo os 30 anos mais exitantes da humanidade. O desejo é que a evolução resulte em mais acesso à informação para que as pessoas possam fazer bom uso dela. E por último que com tanta tecnologia deixe nossas vidas um pouco mais fáceis. Para que sobre mais tempo para curtimos as coisas boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário