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terça-feira, 3 de julho de 2012

HTML 5 X Privacidade


    Uma nova era na internet está se anunciando e promete mudar a forma como veremos e seremos vistos. Trata-se do HTML 5 que, segundo James Cox, consultor independente e desenvolvedor de software na Smoke Clouds, é mais que um aperfeiçoamento de código de web: o HTML 5 é a nova internet.


    Por mais estranho que pareça, essa afirmação pode não ser exagero. A quinta versão do Hypertext Markup Language irá inaugurar uma nova era na navegação da internet nos próximos anos. Nessa versão, será mais fácil para os usuários visualizarem conteúdos multimídia sem que precisem baixar softwares extras, verificar e-mail ou até mesmo encontrar um restaurante pelo smartphone.


    Com tantas promessas, é natural que usuários de todo o mundo fiquem anciosos pelo novo "brinquedinho" o que justifica toda a comoção que o novo código está causando no meio digital. O inusitado, porém, é que a movimentação do omento não gira em torno das novas facilidades propostas, mas nas principais consequências atreladas a elas.


    A grande dúvida que paira no ar se refere aos Cookies do novo sistema, os sempre polêmicos " armazenadores de dados" que permitem ao usuário fazer login em sites sem precisar digitar novamente seus dados, entre outras funções de personalização.

    Ocorre que , na versão HTML 5 usa um processo que permite que uma grande quantidade de dados possa ser coletada e armazenada ao mesmo tempo. Como consequência, anunciantes e publicitários poderão ter acesso a semanas - ou até meses! de dados pessoais cadastrados, que podem variar desde localização do usuário, fuso horário, fotografas, textos de blogs e e-mails até o histórico de páginas que visitou na internet.

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